Imigrando: Posso exercer minha profissão no exterior?

Hoje em dia, está mais fácil do que antigamente encontrarmos na internet muitos enfermeiros brasileiros compartilhando suas experiências de revalidação e atuação em outro país. Principalmente nos Estados Unidos e Canadá. Muitos de nós já sonhamos com isso algum dia. Eu mesma, no 3° ano da faculdade, me matriculei em um curso de inglês na Wizard planejando um dia revalidar e trabalhar como enfermeira nos Estados Unidos. Nunca imaginei que um dia teria o destino desse sonho mudado para a Irlanda. E aqui estou eu, como muitos, nessa jornada.

Quando estamos fora do Brasil percebemos que ver enfermeiros e médicos imigrando em busca de melhorias é muito comum, e que a demanda por profissionais de saúde aqui na Europa é enorme com anúncios de novas vagas disponíveis o tempo todo em muitas áreas com boas ofertas para enfermeiros. Para alguns brasileiros revalidar o diploma no exterior pode soar um pouco improvável, principalmente se pensarmos que em outros países pode ser como no Brasil no sentido de não ser muito facilitador de processos de revalidação de diploma, como pudemos observar nas longas batalhas no senado para aprovação do exame revalida, que depois de 2 anos parado contou com a presença de mais de 15 mil médicos brasileiros para realizar a primeira etapa da prova no último domingo.

Ao contrário desta realidade, a revalidação de diploma para profissionais de saúde em outros países é um processo constante e pode ser iniciado pelo profissional a qualquer momento. Uma vez que você entende as etapas que precisa passar e entrega todos os documentos de comprovação das informações solicitadas, nesta fase você ja estará mais perto do que longe de receber o seu registro e atuar em sua profissão no país que você escolheu.

A maior dificuldade compartilhada entre a “comunidade” de enfermeiros brasileiros em busca desse mesmo objetivo, é a aprovação no teste de proeficiência do idioma. Independente do país que você queira exercer sua profissão, você precisa provar que você é capaz de se comunicar no idioma daquele país. Para revalidar aqui na Irlanda, o candidato precisa comprovar que sabe se comunicar em inglês através de um dos seguintes testes: IELTS ou OET. O IELTS é um teste de inglês geral que vai avaliar sua comunicação no idioma em assuntos do dia a dia como por exemplo: natureza, turismo, culinária, esporte, filmes e até mesmo alguns assuntos relacionados à área da saúde. O teste OET avalia a sua habilidade em cominicar-se em inglês em sua área de atuação. Para isso, você precisará ter um bom vocabulário médico para entender consultas médicas e conversas entre colegas em ambiente de trabalho, interpretar textos extraídos de revistas científicas e etc.

Para finalizar, sim! Atuar em sua profissão em outro país é possível! Desde que você se dedique e estude para passar na prova de proficiência em inglês. Para conhecer um pouco mais sobre o teste OET, siga me no instagram e acompanhe comigo em meus stories minha preparação. Assim, você comprova se o OET é o teste certo para você!

4 comentários em “Imigrando: Posso exercer minha profissão no exterior?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s