Enfermagem em saúde mental na Irlanda: O que faz o enfermeiro psiquiatra?

Foto por Klaus Nielsen em Pexels.com

Para ser um enfermeiro psiquiatra na Irlanda, o estudante interessado nesta profissão, precisa fazer um curso de 4 anos de graduação em psiquiatria. Este curso é separado da graduação em enfermagem geral como a que temos no Brasil. Sendo assim o curso de enfermagem psiquiátrica um curso independente da enfermagem geral assim como também é uma graduação separada de 4 anos, o curso de enfermagem obstétrica (midwifery). Mas um enfermeiro graduado em enfermagem geral pode fazer uma pós em psiquiatria depois? Sim, pode! Este programa é chamado de Post Registration Education Programme. Para fazer esta pós graduação, o enfermeiro precisa ser registrado no NMBI. Ou seja, precisa ter o número do “coren” daqui da Irlanda. Em inglês: O pin number.

O sistema público de saúde Irlandês (HSE) descreve o trabalho do enfermeiro psiquiatra como sendo abrangente não somente ao paciente, mas também aos seus familiares principalmente em momentos de sofrimento onde o especialista precisa usar seus recurssos internos e profissionais para promover o bem estar dos envolvidos. O campo de trabalho para o enfermeiro psiquiatra na Irlanda inclui vários setores como por exemplo: unidades de internações agudas (acute in patient facilities), centros diários, clínicas, assistência em home-care, assim também como em serviços de residenciaias nas comunidades incluindo comunidades de difícil acesso. Para conhecer um pouco melhor como funcionam os centros diários e os serviços residenciais aqui na Irlanda, recomendo que leia meu último post nest blog.

Na área da enfermagem em saúde mental, também existe o papel do Enfermeiro em Incapacidade Intelectual. Esta também é uma graduação separada da enfermagem geral que envolve um estudo de 4 anos. Esta especialização chama-se em inglês: Intelectual Disability Nursing e o campo de trabalho é semelhante ao do enfermeiro psiquiatra sendo mais comum a presença desses profissionais em centros diários, serviços de residenciais, escolas, casas de repouso e asilos.

O foco do trabalho do enfermeiro psiquiatra vai depender de vários fatores, como por exemplo, a idade do paciente, seu bem estar ou mal estar mental, se o paciente está internado ou recebendo tratamento em casa e do nível de suporte por parte dos familiares. Na lista de várias atribuiçoes do enfermeiro psiquiatra disponível no site do HSE, três delas são:

  • Trabalhar em estreita colaboração com o paciente e seus familiares para identificar “sinais de alerta precoce” e construir um plano de prevenção de recaída.
  • Manejamento e tratamento, principalmente durante a fase aguda da doença mental, com administração de medicamentos prescritos.
  • Monitorar a resposta terapêutica e educar o paciente e familiares sobre o gerenciamento das medicações.

Mas é fácil conseguir emprego nesta área? O noticiário irlandês apontou o início de uma crise, há 2 anos atrás, na setor de saúde mental devido à escassez de enferemeiros especializados na área. Uma reportagem no jornal irlandês Irish Examiner, mostrou que neste ano de 2021, 34% dos enfermeiros psiquiatras no país estariam aposentados, o que contribuiria ainda mais para aumentar a crise e demanada desses profissionais.

Fontes: hse.ie; nmbi.ie; irishexaminer.com; ucc.ie.

Tem interesse em saber mais sobre a atuação do enfermeiro na Irlanda? Siga este blog e registre seu email para receber novos posts direto em sua caixa de entrada!

Quer aprender inglês do zero e assim alavancar sua carreira profissional? Acesse agora: https://bit.ly/zerodeingles

Para mais informações sobre validação de diploma na Europa e dicas de preparação para o teste OET, sigam-me no instagram!

Inscreva-se também em meu canal no youtube! 👍 😉

Muito obrigada e até o próximo post! 🖐

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s